Conhecido também como aerofólio, o defletor de ar não é apenas um detalhe estético para a cabine do caminhão. Esse item é um acessório que tem saído de fábrica com muitos modelos do mercado, mas você sabe realmente para que ele serve? Vai além de ser um acessório estético do seu bruto.

Assim como na fórmula 1, em que o aerofólio aumenta o desempenho dos carros, um defletor de ar colocado acima da cabine consegue influenciar no consumo de combustível do caminhão. Ele tem ação aerodinâmica que diminui a resistência do veículo ao ar, ou seja, durante a rodagem quando o vento passa pelo pela cabine e a carreta ele não bate no baú e sem obstáculos a resistência do ar diminui. Com isso, o desgaste dos pneus é menor, a força que o motor precisa fazer também acaba sendo menor e tudo isso contribui para que o gasto de combustível caia ainda mais. Se aliado a I-Shift, que você Volveiro já conhece, a economia aumenta muito no final do mês.

Mas saiba que o defletor de ar precisa ser instalado corretamente, caso contrário o efeito dele pode ser totalmente inverso, aumentando o gasto de combustível, desgaste de pneus e peças do motor diminuindo os seus lucros com os fretes. Por isso, procure sempre uma concessionária Volvo para receber informações e realizar a manutenção do seu companheiro de estrada.

Compre peças genuínas Volvo e garanta mais desempenho para o seu caminhão. Clique aqui, acesse o site e aproveite os melhores preços.

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.